Arquitetura Emocional: Como Produtos de Cozinha Podem Influenciar o Humor
Será que uma decoração pode influenciar o bem-estar e o humor dos moradores? É nesse momento que entra a Neuroarquitetura, mais especificamente a Arquitetura Emocional, uma especialidade que considera os sentimentos provocados por um espaço, e como ele pode proporcionar sensações de aconchego, relaxamento ou até mesmo influenciar na produtividade.
Atualmente, a relação com a casa tem mudado muito, já que ela também se tornou um espaço de trabalho - o conhecido home office, que faz com que a Arquitetura Emocional se destaque e ganhe cada vez mais força. Então, consequentemente os moradores estão voltando mais a atenção aos espaços em que vivem.
Confira algumas dicas para criar um ambiente com Arquitetura Emocional:
Experiência do morador
É importante colocá-lo como foco do seu projeto, levando em consideração sua personalidade, necessidades e costumes. Nesta etapa é interessante utilizar materiais que criam conexão com o contexto natural e cultural.
Conforto e estímulos sensoriais
Mesmo que o seu cliente opte por um projeto mais simples ou minimalista, você ainda pode trabalhar com materiais, texturas, sombras e geometria como forma de provocar respostas sensoriais. Os estímulos visuais, por exemplo, podem encorajar os moradores a desacelerar e se conectar com o ambiente.
Uma outra estratégia é equilibrar materiais leves e pesados, pois dessa maneira é possível adicionar textura e profundidade ao espaço.
Iluminação e natureza
Esses são dois pontos que sempre ressaltamos, já que ambos são benéficos para o nosso bem-estar físico e mental. A luz natural, por exemplo, auxilia no ritmo circadiano saudável, que é influenciado principalmente pela luz, além de manter os padrões de sono.
O paisagismo também ajuda no contato com a natureza, criando conforto e até mesmo melhorando nossas habilidades criativas. Passamos muito tempo em ambientes fechados e, ao criar essa conexão com a natureza em meio a cidade, é possível ajudar o nosso lado emocional.
Mas, e quando o assunto são os produtos de uma cozinha, como eles podem influenciar o humor?
No caso das cozinhas, todas as informações citadas neste conteúdo afetam como nos sentimos enquanto utilizamos o espaço, além disso, também é necessário pensar nos utensílios e seus materiais.
O aço inox, é um exemplo de material utilizado nos produtos da Calha Úmida, que traz a sensação de limpeza, modernidade e conforto. Inclusive, temos diversos produtos que transmitem todas essas sensações, mantendo o ambiente organizado e funcional.
Pode parecer besteira, mas um ambiente organizado também traz benefícios para a saúde mental, afinal a desorganização, de acordo com especialistas, pode indicar um desequilíbrio emocional.
Por fim, todas essas estratégias podem ser adotadas não somente nas cozinhas, mas nos mais variados projetos e ambientes de uma casa. Você também pode seguir as dicas de outros conteúdos disponíveis aqui no Espaço do Arquiteto.
Uma dica é complementar o seu projeto de Arquitetura Emocional com as dicas do nosso conteúdo sobre a Psicologia das Cores em Cozinhas Modernas.