Estratégias para planejar cozinhas de sucesso
As cozinhas têm se tornado cada vez mais espaços que exigem planejamento. Além de um design e uma estética bonita, elas também precisam ser práticas e funcionais para facilitar o preparo das refeições, limpeza e manutenção.
Desde o projeto, é necessário pensar nos pequenos detalhes para que cada cantinho seja aproveitado ao máximo, mas sem que seja necessário abrir mão do conforto desse espaço tão importante.
Confira algumas dicas que trouxemos para te ajudar na hora de planejar a cozinha do seu cliente:
1. Pontos elétricos e hidráulicos:
Antes de qualquer coisa, é sempre muito importante planejar onde e a quantidade de pontos elétricos e hidráulicos que a cozinha terá, pois isso ajudará também na hora de pensar na marmoraria e na marcenaria. Por exemplo, se você optar por um Escorredor no projeto da cozinha, não pode cometer o erro de não ter previsto um ponto hidráulico na bancada.
2. Altura dos móveis:
Pensar nisso, é pensar ergonomicamente, é oferecer a todos os moradores da casa conforto na hora de realizar demandas na cozinha.
Como profissional, você provavelmente tem um olhar aprofundado e gosta de observar ambientes de outras casas, então tente se lembrar das cozinhas que já visitou - ou até mesmo a sua. Pense, por exemplo, em quantas vezes você já viu pessoas altas lavando louça de forma desconfortável.
Pensou? É certo que isso não foi verificado antes, ou não teve um projeto que foi pensado de forma ergonômica para garantir que todos os moradores tivessem o mesmo conforto ao utilizar a bancada, mesas, armários etc.
3. Escolha do layout e materiais:
Opte por um layout que seja possível ter o melhor aproveitamento do espaço, que permita a circulação e que garanta que o ambiente esteja apto para ser utilizado de forma funcional.
Escolha materiais que realmente façam sentido para o projeto, reflita se ele é necessário ou não, pense na viabilidade (material e econômica) e se eles estão em conformidade com a necessidade do seu cliente. Todos esses pontos auxiliam para um projeto de sucesso e para que não ocorram interferências no andamento da obra.
4. Escolha dos acessórios e móveis:
A cozinha é um ambiente que depois de pronta recebe muitos utensílios. Eles precisam estar ao alcance das mãos, por isso, pensar nos locais em que eles vão estar, é pensar na facilidade que o seu cliente ganhará no dia a dia.
Então, uma dica é optar por acessórios e móveis que proporcionem um ambiente minimalista, que permita que o cliente possa ter sofisticação, qualidade e funcionalidade em um único lugar.
Na Calha Úmida você encontra uma grande variedade de acessórios. São Cubas, Lixeiras, Escorredores e tantas outras opções que podem ser perfeitamente combinadas, valorizando qualquer estilo arquitetônico definido para o seu projeto. Tudo isso com equilíbrio entre forma e função, para que seu cliente tenha qualidade, organização e originalidade.
Clique aqui e confira o vídeo.
Anote essas dicas e não se esqueça de projetar com consciência, incluindo sempre a personalidade do seu cliente no projeto. Aproveite para compartilhar com ele todas as vantagens de escolher os produtos da Calha Úmida, e como essa escolha vai transformar em uma experiência única a relação dele com a cozinha.