Cozinhas Biofílicas: Integrando Elementos Naturais em Espaços Funcionais
Você conhece o design biofílico? Ele é uma tendência que permite a integração de elementos naturais com espaços construídos, ou seja, uma conexão entre a natureza e ambientes internos de uma casa.
O design pode ser trabalhado em diversas áreas, como salas, escritórios, etc. Ele pode ser uma ótima opção para melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores de um imóvel, proporcionando sensação de relaxamento, além de contribuir para a saúde física, mental e emocional.
Inclusive, é possível aplicar o conceito de design biofílico no projeto de uma cozinha. Neste conteúdo vamos destacar alguns elementos e pontos importantes, que são a chave para o sucesso do seu projeto. Confira:
1. Iluminação: Em uma cozinha com design biofílico, é primordial o uso da luz natural. Ambientes como esses precisam ser iluminados, mas pensados com cautela, já que o excesso de luz também pode se tornar desconfortável. Para maior otimização da luz você pode optar pela utilização de brises, beirais e cobogós, claro, dependendo do seu tipo de projeto.
2. Minimalismo: Os interiores biofílicos se apoiam em tendências de design minimalista, ou seja, é importante escolher de forma correta os materiais e utensílios, assim podendo obter uma aparência moderna e organizada.
E não esqueça, ao falar sobre modernidade e organização, sua melhor escolha são os produtos da Calha Úmida, pois com eles você pode unir tudo isso e, ainda, garantir funcionalidade e sofisticação para os mais variados projetos.
3. Vegetação e texturas: Você pode usar diferentes combinações de texturas ou apenas uma. Elementos como madeira, vime, juta e aço inox, além de ecológicos, dão um toque ainda mais especial ao ambiente biofílico, podendo ser uma escolha perfeita também para a cozinha.
Não esqueça da paleta de cores baseadas em paisagens naturais e, principalmente, uma dose de vegetação. Para elas você pode escolher samambaias, espada de São Jorge, suculentas e até mesmo seguir a dica do nosso conteúdo anterior aqui do Espaço do Arquiteto, o cultivo de ervas na Calha Seca Kitchen da Calha Úmida.
As dicas acima também podem ser adaptadas para outros ambientes da casa. Trouxemos mais algumas para você utilizar em outras partes do projeto que incluam o design biofílico.
1. Incorpore elementos naturais: Utilize jardim vertical, já que ele é uma ótima forma de trazer a natureza para qualquer ambiente. Inclua outros tipos de plantas, crie lagos artificiais ou espelhos d’água.
2. Iluminação e vista: Dependendo do local do projeto, é possível trabalhar com portas e janelas grandes, pois elas permitem aproveitar a paisagem. Claraboia é uma escolha elegante, que prioriza a iluminação natural no ambiente.
3. Pedras: As pedras naturais trazem um estilo rústico para os ambientes e são muito utilizadas nos projetos com design biofílico. Um exemplo é a pedra hijau, conhecida pelo seu característico tom verde azulado, perfeita para compor o ambiente de forma única e sofisticada. Alguns profissionais fazem uso de materiais que imitam os elementos naturais, utilizando até mesmo o porcelanato como forma de imitar uma pedra.
Por fim, priorize criar espaços abertos e arejados, além de fazer um projeto paisagista com as plantas corretas para determinados locais. Também não esqueça de projetar de forma que os ambientes sejam e passem a sensação de organização.