Um espaço para arquitetos
Logo Calha Úmida
Voltar para conteúdos

Como nasce um bom projeto? Por Ana Beatriz Ramos

Todo projeto começa de um ponto essencial: entender quem vai viver ali. Para a arquiteta Ana Beatriz Ramos, da ABRA Arquitetura, nada substitui um bom briefing: aquele primeiro diálogo em que hábitos, rotinas e preferências revelam muito mais do que qualquer referência visual. É nesse encontro inicial que cada projeto começa a ganhar alma e se diferencia dos demais.

Com uma visão prática e ao mesmo tempo profundamente humana, Ana acredita que a verdadeira assinatura de um profissional está muito menos na estética repetida e muito mais na ética, na transparência e no cuidado com quem confia seu lar ao arquiteto. Para ela, uma casa deve refletir o cliente, não o ego de quem projeta.

Nesta entrevista, Ana relembra seu primeiro projeto de interiores executado: uma experiência marcante não só por ter sido especial, mas por traduzir com precisão sua forma de projetar: respeitar a identidade do cliente, valorizar o que importa dentro da realidade de cada família e elevar, ao máximo, o conforto de morar.

Ela também compartilha como a Calha Úmida entrou como solução funcional em um de seus projetos, ajudando a organizar a cozinha, ampliar bancada e resolver desafios de estética e uso diário de uma só vez.

A seguir, você confere a visão sincera e inspiradora de uma arquiteta que projeta pensando em pessoas, histórias e no bem-estar que nasce do viver.

1.⁠ ⁠Quais elementos você considera indispensáveis no início da concepção de um projeto?

Um bom briefing faz toda a diferença. Pra quem não sabe, Briefing é a entrevista que fazemos antes de começar a projetar. É a partir dessa conversa que entendemos a personalidade do cliente, seus hábitos, rotina e preferências. Cada família é diferente da outra, por isso nenhum projeto é igual.

2.⁠ ⁠Como você equilibra as necessidades do cliente com sua assinatura autoral? 

Acredito que existe muito ego por trás da pretensão de uma assinatura. Gosto que meus projetos tenham a cara do meu cliente, não a minha. A minha assinatura eu deixo no bom atendimento, na ética do trabalho e na transparência. Afinal, estou projetando lares, e não museus, teatros e catedrais. Quero que quando alguém olhe pra uma casa que projetei, pense: Nossa, que casa linda! É a cara de fulano (o meu cliente). 

3.⁠ ⁠Tem algum projeto que te marcou e que resume bem a sua forma de projetar? 

Gosto muito do meu primeiro projeto de interiores que foi executado (às vezes, fazemos projetos que acabam não sendo executados por algum motivo). O projeto que me refiro, minha melhor amiga foi minha cliente – o que deixou tudo ainda mais especial. É maravilhoso quando a gente vê pela primeira vez nosso traço ganhar forma. Nosso planejamento se tornar real. E esse projeto resume muito bem o meu jeito de projetar, que respeita a identidade do cliente, dentro de sua realidade financeira, e aumenta em 1000% seu conforto em morar. É isso que amo fazer. 

4.⁠ ⁠Em que momento você decidiu incluir a Calha Úmida na proposta? 

Sempre quero pôr a Calha Úmida nos projetos quando posso (rs) – se o cliente estiver de acordo e for compatível com o orçamento. Acho que a Calha Úmida é uma solução que deixa a cozinha mais arrumada e limpa. Nesse último projeto, a ilha era a estrela da cozinha, então um escorredor suspenso não ficaria bacana. Além do que, com o tamponamento que projetei em cima da Calha Úmida, aumentamos a área de bancada. A Calha Úmida foi de muita importância para solucionar dois problemas de uma vez só. 

5.⁠ ⁠Que feedback você recebeu do cliente sobre o uso no dia a dia? 

A cliente amou tanto que pediu em outro projeto. 

A Calha Úmida agradece à Ana Beatriz Ramos, da ABRA Arquitetura, por dividir sua forma de projetar, marcada pela escuta, pelo cuidado e pela valorização da identidade de cada cliente. É inspirador acompanhar profissionais que pensam a arquitetura como extensão da vida e do bem-estar transformando espaços em lugares que acolhem e refletem quem vive neles.

Confira mais conteúdos
Rua dos Cisnes, 454 - Palhoça SC
Atendimento
Support
Institucional
Redes Sociais